CRM – Será que pode ajudar o meu negócio?

Você já se esqueceu de algum compromisso? Uma reunião?
Já aconteceu de não lembrar o nome do cliente?
E de esquecer o assunto da última conversa de vocês?
Se a resposta para uma ou todas essas questões for positiva, então você precisa de um CRM.

O desconhecimento da ferramenta faz com que muitos ainda passem por situações constrangedoras causadas pela “falta da memória”. Para deixar de lado os rascunhos e planilhas, precisamos primeiro entender no que pode me ajudar esse tal CRM. Então vamos lá!

A sigla CRM, que se refere ao termo em inglês Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, tem como propósito melhorar o relacionamento e acompanhamento do cliente. Para facilitar essa gestão, sugere-se um software CRM, que nada mais é do que uma plataforma com a função de auxiliar o controle das tarefas dos clientes e negócios em andamento. Ao contrário do que muitos pensam, um CRM não serve apenas para vendas, ele exerce um papel fundamental para o marketing, pois, quando alimentado corretamente pode gerar informações importantes para o planejamento e desenvolvimento de novas estratégias.

Já para a equipe comercial, a utilização de um software como esse, enriquece e melhora o relacionamento com os clientes, ao mesmo tempo que reduz o período de resposta às estratégias adotadas. Com o CRM é possível entender, por exemplo, qual é a etapa que a negociação se encontra, se é necessário apoio da gestão para o fechamento do negócio ou alterar a estratégia comercial. Outra ferramenta importante encontrada num CRM é o acompanhamento de desempenho de cada profissional, e quais processos estão sendo ineficazes, as vezes ali você encontra a resposta que estava procurando para melhorá-los.

Se você perde muitas vendas sem saber como, onde e porquê, um CRM pode te ajudar a resolver essas incógnitas. Podemos melhorar os processos da venda começando pelo ponto mais importante dela: a análise dos resultados. Analisando os relatórios é possível identificar problemas e traçar novas estratégias individuais e para a equipe, e, consequentemente aumentar os resultados.

O uso de um CRM é importante para qualquer profissional que tenha como parte da função lidar com clientes. E a personalização é parte importante nesse processo. A plataforma do LíderCRM possui assessoria local e presencial no atendimento ao cliente o que facilita a total personalização de campos, funis, atividades, sem perder o conceito de um CRM.

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Vale lembrar que o software em si não vai solucionar nossos problemas de memória, porém pode ser essencial e facilitar muito o dia-a-dia a partir do momento em que for alimentado com informações precisas e corretas. Essas informações, quando compartilhadas com toda a equipe, serão muito importantes para que seja dada a continuidade ao processo de relacionamento com o cliente, que não se limita somente entre um funcionário e o cliente em si.

Quando se tem uma equipe engajada, dedicada e comprometida a explorar o potencial de um software CRM o resultado tende sempre a ser positivo, com retornos mais rápidos e um relacionamento mais íntimo com o cliente. Dessa forma, toda vez que encontrarmos o cliente, não precisamos vasculhar na memória o seu nome e o que conversamos no último encontro.

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